Imagem: Pixabay

Nada melhor do que conquistar a sua independência e quando chega a tão esperada hora de se mudar e começar uma nova jornada na vida, não podemos ir para qualquer lugar, sem pensar cuidadosamente sobre o assunto antes, então quando chegar a hora de fazer a busca por apartamento para alugar em Recife reveja alguns itens para que não ocorra nada fora do planejado.

É preciso ter cuidado no momento de escolher o seu imóvel, é necessário a se atentar a vários detalhes e vamos listar 10 deles logo abaixo, para te ajudar com esse grande passo na sua vida.

1 – NECESSIDADES

Você precisa de um lugar com muito espaço ou isso não importa muito, precisa de um cantinho para o seu pet, o local têm que ser próximo ao seu serviço ou a sua principal preocupação é somente encontrar um local mais aconchegante e silencioso?
Há vários questionamentos a serem feitos antes de dar o veredito final, é preciso muita atenção em tudo que você precisa no seu dia a dia, para que o local escolhido não torne a sua rotina complicada.

2 – GASTOS

Coloque todos os seus gastos no papel, calcule o gasto médio com o mercado, remédios, passeios, contas de água, luz, internet ou qualquer outro gasto que você tenha para ter uma base do seu gasto mensal.
O aconselhável é que o seu ganho mensal seja três vezes maior do que o valor do aluguel do imóvel, assim tem como separar um terço para o aluguel, e o restante você consegue administrar as suas outras contas e outras necessidades.

3 – DOCUMENTAÇÃO

A parte da documentação é muito, muito importante mesmo! Então esteja com seus documentos todos em mão e fique atento a tudo que está escrito no contrato, para que você não seja surpreendido, a documentação pode mudar de uma imobiliária para outra.

4 – VISTORIA

Se acho um imóvel em potencial, não adianta confiar só nas fotos que você viu na internet ou te enviaram por e-mail, vá até ao local, veja se está tudo nos conformes para não haver dores de cabeça depois.
Verifique se a eletricidade está funcionando, ligue todas as luzes do ambiente, verifique se não há nenhum vazamento de água, se a parede não sente o cheiro de mofo, não vê nenhum rachado nas paredes e etc… Olhe bem cada detalhe do imóvel, não deixe nada passar batido. (É bom ir ao local em diferentes horas do dia, para chegar se a luz do sol ilumina todos os cômodos.)

5 – INFORMAÇÕES SOBRE A VIZINHANÇA

Quanto mais informações sobre a vizinhança melhor, então dê uma volta pela região para conhecer os vizinhos e ver se o clima lhe agrada, pois se você for do tipo que gosta de sossego e a vizinhança for agitada não será muito agradável. Ter um bom relacionamento com as pessoas que você vai ter uma convivência mesmo que mínima é sempre bom.

6 – PET É LIBERADO?

Se você tem um amigo de quatro patas e pretende levá-lo junto contigo, é essencial que se informe sobre isso, você não quer que na hora da mudança seja pego de surpresa e tenha que procurar outro local, ou se desfazer dele.

7 – TAXAS EXTRAS

Sempre é bom saber se a kitnet, apartamento ou casa em Recife que você encontrou cobra taxa extra fora o valor do aluguel, para ver se você vai conseguir dar conta de pagar tudo.
A maioria dos condomínios fechados cobra pela manutenção do local, limpeza, retirada de lixo, gás (quando o gás é fornecido pelo local) e etc… que pode ser cobrado tanto no valor do condomínio quanto separadamente, isso varia de local para local.

8 – LEIS

Existe uma lei que foi criada para definir deveres e direitos das pessoas que estão envolvidas na locação do imóvel, chamada lei do inquilinato nº 8.245/1991, que inclusive é bem extensa, mas aqui vamos mostrar apenas dois dos principais tópicos para que você fique mais informado sobre esse assunto.

Condições de moradia – O proprietário do imóvel têm que entregar o local em um bom estado, ou seja, o imóvel tem que estar habitável, oferecer segurança e bem-estar ao morador. Por isso é sempre bom que seja feito uma vistoria antes de assinar o contrato com o proprietário do imóvel.

Zelo com a propriedade – O morador atual do imóvel deverá cuidar do mesmo, para que quando o momento da devolução chegar, ele esteja em boas condições (De referência nas mesmas condições que lhe foi entregue).

9 – PRAZO DE ENTREGA DO IMÓVEL

Caso o proprietário tenha lhe passado uma data limite para você ficar no local, saiba que caso não tenha conseguido sair exatamente no dia, você ainda têm um prazo de 30 dias para sair do imóvel, mas é recomendado que seja cumprido a data exata, tenha algum acordo ou até renovação do mesmo.

10 – HÁ A POSSIBILIDADE DE SAIR DO IMÓVEL ANTES DE ACABAR O CONTRATO?

Sim, têm essa possibilidade, porém caso aconteça há uma multa a ser paga, que seria no valor proporcional ao tempo restante do contrato.
Agora que está mais informado sobre o assunto fica mais fácil de achar o lugar ideal e diminui o risco de acontecer algo fora do previsto, lembrando que é sempre bom pesquisar muito sobre o local antes de sair fazendo as malas e boa sorte nessa sua nova jornada!

E aí, curtiu o artigo? então compartilhe em suas redes sociais!!!

10 itens que precisa revisar antes de alugar um apartamento em Recife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *