No último sábado (16), quando entrou em vigor o decreto com medidas mais rígidas de quarentena em cinco municípios de Pernambuco, o Estado registrou o maior índice de isolamento social do Brasil, com 53,8% da sua população em casa. Os dados para chegar ao número foram obtidos através do georreferenciamento feito pela Inloco nas primeiras 24 horas de vigência do decreto no Recife e em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. O índice médio de isolamento atingiu 60%, um percentual bem superior aos 48% registrados no sábado anterior (9).

Pernambuco atingiu um lugar importante no ranking de isolamento social, ficando acima do Ceará (52,7%), Amapá (52,7%) e Pará (51%), quatro únicos estados brasileiros a superarem os 50% de distanciamento social. Das cidades que adotaram a quarentena no Estado, o destaque é para o Recife, que atingiu 62,1% de isolamento no índice levantado pela InLoco, o maior entre as capitais brasileiras. Olinda registrou 61%; Camaragibe, 59%; e Jaboatão e São Lourenço da Mata atingiram 58% no total de pessoas em casa neste sábado.

“Quero agradecer à população pernambucana que está consciente da importância do isolamento social no enfrentamento da Covid-19. São números animadores que mostram que temos condições de chegar ao índice ideal, que é de 70% da população em casa, para frear a aceleração da doença”, afirmou o governador Paulo Câmara. O gestor, aliás, comandou, na manhã deste domingo (17), reunião por videoconferência com todo o secretariado estadual para avaliar os resultados do primeiro dia da Operação Quarentena.

No Sertão, em São José do Egito as medidas de isolamento continuam em vigor com um grande empenho da equipe de vigilância em saúde municipal para conter o aumento de casos da Covid-19. Na última sexta-feira (15) o prefeito do município instituiu um novo decreto, com validade até o dia 31 de maio, onde o comércio será fechado aos domingos, permanecendo em funcionamento farmácias, postos de gasolina e unidades de saúde. A cidade registrou no domingo (17) nove (9) casos confirmados da doença.

Pernambuco atingiu maior índice de isolamento social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *