Cresce informalidade no Brasil – Foto da Internet

No final de janeiro de 2020 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) um aumento do trabalho informal no Brasil.

De acordo com a pesquisa, o número de  trabalhadores por conta própria atingiu o maior nível da série, subindo para 24,2 milhões, sendo que a maior parte (19,3 milhões), sem CNPJ. O número também representa um acréscimo de 3,9 milhões de pessoas desde 2012. Na comparação com 2018, a expansão foi de 4,1% (958 mil).

A soma da pesquisa pelo trabalho informal envolve os trabalhadores sem carteira, trabalhadores domésticos sem carteira, empregador sem CNPJ, conta própria sem CNPJ e trabalhador familiar auxiliar.

É notório nas grandes e pequenas cidades o aumento do trabalho informal. Pessoas sem oportunidades no trabalho formal em indústrias, empresas ou serviços buscam alternativas para a sobrevivência. Estas alternativas são a informalidade montando um negócio por conta própria.

Pessoas com formação acadêmica ou técnica que não encontram espaço em suas áreas de atuação buscam ao trabalho informal como alternativa de renda.

Serviços através de aplicativos da internet empregam cada vez mais trabalhadores no primeiro emprego ou que não conseguem uma atuação regular no mercado de trabalho. Os serviços de delivery (entrega de produtos) e transportes de pessoas abrem espaço para estes trabalhadores.

Ainda segundo a pesquisa, empregos com carteira assinada avançaram no quarto trimestre de 2019. A taxa de desocupação recuou para 11%, com uma redução de 883 mil pessoas – e somando um contingente de 11,6 milhões -, frente ao trimestre de julho a setembro de 2019, quando a desocupação foi estimada em 12,5 milhões de pessoas, ou 11,8%. Essa é a menor taxa do trimestre terminando em dezembro, desde 2015, quando atingiu 8,9%.

Cresce a informalidade no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *