Zé Marcos foi homenageado em reunião solene que comemorou os 184 anos da Alepe. Foto: Breno Laprovitera/Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) completou, em 1º de abril, 184 anos de instalação. O aniversário foi comemorado em Reunião Solene, na noite desta terça (2), por deputados, servidores e convidados, no auditório do Edifício Governador Miguel Arraes, sede da instituição. Durante a cerimônia, cinco ex-presidentes do Poder foram homenageados: Clodoaldo Torres, Djalma Paes, José Marcos de Lima, Pedro Eurico e Romário Dias (PSD), que receberam placas alusivas à data.

“Passados 184 anos, temos imenso orgulho em constatar que este Parlamento continua fiel à sua essência e, o que é mais importante, leal ao povo pernambucano”, ressaltou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP). Em discurso, o parlamentar também destacou o “papel de vanguarda e o protagonismo da Assembleia diante das grandes questões nacionais e transformações ao longo de quase 200 anos de história”.

Os ex-presidentes foram agraciados com placas comemorativas e exemplares do livro 180 Anos do Parlamento de Pernambuco, organizado pela Superintendência do Patrimônio Histórico do Legislativo.

Durante a cerimônia, os ex-presidentes fizeram saudações ao público. José Marcos de Lima – Zé Marcos, como é conhecido – afirmou ter um sentimento de gratidão para com a Casa de Joaquim Nabuco. “Como secretário e presidente, aprendi muito aqui”, comentou, reconhecendo a atuação dos colegas parlamentares e dos funcionários da Alepe.

A solenidade teve a participação de autoridades estaduais, municipais e de órgãos federais. Também contou com apresentações do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe, da Orquestra de Rabecas Pernambequeiros e do cantor Ed Carlos. Para marcar a data, a exposição Alepe 184 Anos reuniu documentos históricos raros, pertencentes ao Acervo Geral da Casa. A mostra, no hall do Auditório Sérgio Guerra, foi organizada pela Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico. Após a cerimônia, houve o corte do bolo de aniversário.

História – A Assembleia Legislativa foi instalada em 1º de abril de 1835, no Forte do Matos, quando o então presidente da Província de Pernambuco, Manuel de Carvalho Paes de Andrade, afirmou que a criação da Casa representava “uma nova época, formada pela segura garantia dos progressos, das luzes e do incremento da prosperidade pública”.

Zé Marcos, um dos ex-presidentes homenageados, durante suas saudações na reunião solene que comemorou os 184 anos da Alepe. Foto: Neto Lima/Alepe
Reunião solene comemorou os 184 anos da Alepe e homenageou cinco ex-presidentes. Foto: Breno Laprovitera/Alepe
Alepe completa 184 anos e homenageia ex-presidentes, entre eles o egipciense José Marcos de Lima
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *