Representantes da província chinesa de Sichuan e do Governo de Pernambuco encontraram-se, na manhã dessa segunda (5), na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Governo de Pernambuco recebeu, nessa segunda (5), uma comitiva da Província de Sichuan, na China, com 25 integrantes, entre eles a cônsul geral da China no Recife, Yan Yuquing, o vice-governador da região, Qumu Shiha, e reitores de três universidades chinesas. O ato diplomático de aproximação contou com a presença do Vice-Governador do Estado, Raul Henry, de secretários de Estado e reitores das Universidade Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE/UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no Bairro do Recife.

A missão chinesa veio para Pernambuco com o objetivo firmar parcerias nas áreas educação básica, pesquisa e formação de recursos humanos qualificado (superior e pós-graduação), com possibilidades de intercâmbio de estudantes, especialistas, pesquisadores e professores, podendo haver mobilidade acadêmica em nível de pós-graduação e parcerias para desenvolvimento de pesquisas em cooperação. Além disso, o grupo também pretende estabelecer negócios no setor agropecuário. Como encerramento da Conferência de Intercâmbio e Cooperação entre Sichuan e Pernambuco, foram assinados alguns protocolos de cooperação nas áreas de educação, cooperação acadêmica e agricultura. Após a assinatura, os participantes se dividiram em grupos menores e tiveram discussões mais específicas sobre os temas.

“Brasil e China são países muito diferentes em contextos econômicos e sociais, mas bem parecidos na vocação para parcerias. O Brasil é o maior país em desenvolvimento ocidental do mundo com bastante riquezas naturais. E a China, um país que nos deu muitas lições, principalmente a partir dos anos 80 com seu desenvolvimento acelerado”, ponderou o Vice-Governador de Pernambuco, Raul Henry. Além da secretária de CT&I, Lúcia Melo, participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento Econômico, Antônio Mário, de Educação, Frederico Amâncio, de Agricultura, Wellington Batista, e de Turismo, Márcio Stefanni.

O Vice-Governador da Província Chinesa de Sichuan, Qumu Shiha, agradeceu a hospitalidade dos brasileiros e mostrou-se confiante na manutenção e resultados das parcerias. “Testemunhamos a assinatura de vários protocolos de intenção e pretendemos cumprir com o esforço todas essas intenções. Minha província tem palavra”, destacou.

Província de Sichuan –  Sichuan é uma província chinesa localizada no sudoeste do país, conhecida como “a província da abundância”, possui uma área de 485 mil km2 (quase 5 vezes o tamanho de Pernambuco), com uma população de mais de 80 milhões de habitantes (quase 9 vezes a de PE). A região possui uma base industrial desenvolvida, uma força de trabalho qualificada e está desenvolvendo ligações com outros mercados domésticos chineses, bem como mercados internacionais.

Governo de Pernambuco recebe Missão Chinesa para fechar acordos de cooperação técnica
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *