Deputada estadual Teresa Leitão (PT) na tribuna da Alepe. Foto: Roberto Soares

A passagem do Dia dos Professores foi destacada, nesta segunda (15), pela deputada Teresa Leitão (PT). Em discurso na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ela defendeu a valorização profissional dos docentes: “O exercício do magistério tem muito de paixão e de afeto, mas é preciso encarar a profissão como uma carreira com formação definida”, observou.

A parlamentar explicou a origem da data, que remete a uma lei imperial assinada por Dom Pedro I. O texto criava, em 15 de outubro de 1827, o ensino elementar e estabelecia que todas as cidades brasileiras deveriam ter escolas de primeiro grau.

Teresa Leitão observou, ainda, que o Piso Nacional do Magistério, estabelecido por lei federal desde 2007, ainda é desrespeitada por uma parte dos prefeitos e governadores. Também homenageou o pernambucano Paulo Freire, patrono da Educação no Brasil. “Quem estiver triste e desesperançado, leia Paulo Freire. Conquista-se autonomia para lutar por melhores dias”, expressou.

“Não perca a esperança na força do seu ofício, mesmo que os dias sejam tenebrosos, o salário seja baixo e a escola esteja caindo sobre a sua cabeça. Tome isso como referência da sua luta, da sua organização e até do seu voto. Acredite na força dos livros sobre as armas”, aconselhou a petista.

Os deputados do PSB Simone Santana e Aluísio Lessa também saudaram os professores nos discursos. “Tenho uma admiração genuína pelos profissionais da educação, que têm uma das mais importantes missões em nossa sociedade e devem ser valorizados”, disse Santana. “Faço um cumprimento especial a todos os professores do Brasil e especialmente em Pernambuco”, registrou Lessa.

EleiçõesNo pronunciamento, a petista comentou, ainda, o resultado das eleições, destacando o sentimento de repúdio à política. “Há uma nova tendência a um conservadorismo perigoso, com um reacionarismo que pode nos levar a um período de muito obscurantismo nas relações políticas e sociais”, advertiu Teresa.

No Dia dos Professores, Teresa Leitão defende valorização profissional
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *