João Claudino Fernandes recebeu Título de Cidadão de São José do Egito. Fotos: Marcello Patriota

A Câmara de Vereadores de São José do Egito realizou na noite deste sábado (21), no auditório da Escola Técnica Estadual Professora Célia Siqueira, sessão solene para entrega de título de cidadania egipciense para o empresário João Claudino Fernandes, fundador do conhecido Armazém Paraíba. A iniciativa partiu do Projeto de Resolução nº 002/2018 de autoria do vereador Alberto de Zé Loló.

O homenageado é um dos grandes incentivadores da cantoria no Nordeste e de poetas de bancada, sendo reconhecido por muitos artistas, principalmente os do verso, como um apaixonado pela arte.

A sessão, presidida pelo vereador Antônio Andrade, contou com a presença de inúmeros poetas, escritores e músicos que foram prestigiar o momento muito celebrado por Claudino.

Diversas autoridades dos segmentos políticos e sociais de Pernambuco e de outros estados também compareceram. Amigos do homenageado vieram de diversas regiões para prestigiar a honraria conferida.

Durante a solenidade artistas do verso prestaram suas homenagens ao empresário. Na ocasião não faltaram rima e métrica; recitais e improviso tornaram da ocasião um momento cultural.

Em setembro de 2017 Claudino foi agraciado com cidadania pernambucana. Na solenidade para entrega do título em São José, ele disse: “Se me tornei cidadão pernambucano pela poesia, nada mais coerente do que ser recebido como filho na terra dos poetas!”

O homenageado pautou todo o seu discurso traduzindo o amor que sente pelo verso: “A poesia é o oxigênio da minha alma e respirá-la na fonte que, inesgotavelmente emana arte, é uma alegria sem precedentes para o meu coração”.

Foi em forma de décima que João Claudino finalizou seu pronunciamento: “São José berço de brilho / Fonte que jorra talento / A força do sentimento / Coloca esse chão no trilho / Eu hoje me torno filho / É grande a minha alegria / Da terra da cantoria / Pátria da inspiração / A Grécia desse sertão / O berço da poesia”.

Após a cerimônia foi servido um jantar onde dezenas de poetas e músicos se revezaram no palco para, também, homenagearem o novo filho da Terra dos Poetas.

Solenidade para entrega de Título de Cidadania Egipciense ao empresário João Claudino Fernandes
João Claudino Fernandes recebe Título de Cidadão de São José do Egito
Classificado como:                                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *