Atividades realizadas na Alepe fazem parte das comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Foto: Roberto Soares/Alepe

Sede histórica da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Museu Palácio Joaquim Nabuco foi palco, nesta terça (15), de evento integrante da 16ª Semana dos Museus. Sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa vai até 20 de maio com palestras, oficinas, visitas mediadas e outras atividades culturais em mais de mil unidades museológicas no País. Confira a programação completa.

As atividades fazem parte das comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. O tema da edição deste ano é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Pela manhã, o arquiteto e coordenador do Programa Vila Digital da Fundação Joaquim Nabuco, Cristiano Borba, apresentou palestra e destacou a importância do Museu da Alepe como espaço de memória do povo pernambucano. “É o Poder Legislativo se abrindo mais para o público como um espaço de memória da cidade, do Estado e das representações”, acredita.

Responsável pelo evento na Casa, a superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico da Alepe, Cynthia Barreto, destacou as atividades desenvolvidas pela instituição. “Estamos sempre trabalhando com exposições temáticas regionais e nacionais”, citou. “Também ministramos aulas para adolescentes e crianças, cursos práticos de restauração de documentos e de reciclagem de resíduos.”

O encontro na Assembleia contou com a participação de representantes dos Departamentos de História das universidades Federal (UFPE), de Pernambuco (UPE) e Católica (Unicap), além de alunos do Liceu de Artes e Ofícios e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Houve, ainda, apresentação do forrozeiro Benedito da Macuca.

Palácio Joaquim Nabuco recebe programação especial na 16ª Semana dos Museus
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *