O objetivo é promover capacitação, formação e educação continuada dos profissionais, gestores e técnicos que lidam diariamente com a pessoa idosa

Os encontros em atenção aos direitos da pessoa idosa, promovidos pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), aportam na próxima segunda (07) em três municípios do sertão pernambucano: Araripina, Salgueiro e Serra Talhada. Os encontros, que também acontecem na quarta (09) e sexta (11), têm como objetivo promover capacitação, formação e educação continuada dos profissionais, gestores e técnicos que lidam diariamente com a pessoa idosa.

O propósito é ofertar um espaço de troca de conhecimento acerca do envelhecimento com foco na articulação e fortalecimento das políticas públicas e setoriais que integram a rede de prevenção, proteção e defesa dessa população. A expectativa é receber cerca de 500 pessoas de 56 municípios do entorno.

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico reforça que é preciso alavancar o debate sobre a pessoa idosa. “A proteção a esse público é um dever do Estado, e estamos trabalhando para fortalecer as políticas públicas voltadas ao segmento, formando profissionais, promovendo o empoderamento da pessoa idosa e fiscalizando ILPI’s, por exemplo, mas esse monitoramento também cabe à sociedade, que pode e deve denunciar qualquer tipo de violação” pontua.

As atividades já percorreram o Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR) e é uma realização da SJDH, por meio da Executiva de Segmentos Sociais, Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e Projeto HumanIdade. Também são parceiras no projeto a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Confira a programação:

Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco
Araripina (07/05/2018 das 08h às 16h)
Faciagra – Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina
PE- 615 s/n, Vila Santa Maria – Araripina. 

Sertão Central e Sertão de Itaparica
Salgueiro (09/05/2018 das 08h às 16h)
FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
Rua Antônio Filgueira Sampaio, 134, Nossa Senhora das Graças – Salgueiro. 

Sertão do Moxotó e Sertão do Pajeú

Serra Talhada (11/05/2018 das 08h às 16h)
FIS – Faculdade de Integração do Sertão
Rua João Luiz Melo, 2110, Tancredo Neves – Serra Talhada.

Serviço – A política pública de prevenção de violações e promoção dos direitos da pessoa idosa é uma prioridade do Governo de Pernambuco, que executa essas e outras ações através da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Pessoa Idosa (CIAPPI).
Ciappi – Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa

Através de uma equipe multidisciplinar, o CIAPPI oferece escuta humanizada, orientação psicossocial e jurídica, além de monitoramento dos casos encaminhados.

Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro – Recife.
Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.
Fone: 3182-7649 / 3182-7607

Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa

Tem por competência coordenar e monitorar a implementação da Política Estadual da Pessoa Idosa, a fim de valorizar, promover e defender os direitos desse público.

Av. Cruz Cabugá, 665 – Santo Amaro – Recife.
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
Fone: 3183.3094

Segundo momento de encontros em atenção à pessoa idosa tem início no Sertão pernambucano
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *