Açude São José II na manhã desta segunda (9). Fotos e vídeo: Compesa

O açude São José II, conhecido como Barro Branco, em São José do Egito, vem acumulando muita água após as fortes chuvas que atingem a região. Na manhã desta segunda (9) foi verificado um volume de 52,3% de sua capacidade. No período da tarde o nível já apresentava aumento considerável.

O São José II estava praticamente seco antes das últimas chuvas. O reservatório começou a receber volume mais considerável de água após outras barragens de portes menores em seu percurso terem sangrado.

Mesmo com todo esse volume no Barro Branco a Compesa ainda não iniciou a distribuição de suas águas e está trabalhando apenas com a Adutora do Pajeú. Segundo a gerente da companhia em São José do Egito, Rúbia de Freitas, “há muita lama e isso vem dificultando a distribuição, entretanto estão sendo executadas as manutenções necessárias para que esse sistema volte a operar”.

A quantidade de água já acumulada, de acordo com Freitas, seria suficiente para abastecer a cidade por aproximadamente um ano. A capacidade máxima do reservatório é de 7.152.875 m³ (dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac).

A expectativa dos egipcienses é que as chuvas continuem para verem o açude sangrar novamente.

Na tarde desta segunda (9) o volume já havia aumentado consideravelmente
SJE: Barragem São José II já acumulou mais de 50% de sua capacidade
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *