Recife completa 481 anos nesta segunda (12). Foto: Reprodução/Internet

Recife – 481 Anos

O Recife completa 481 anos na próxima segunda-feira (12) e, para celebrar a data, a Prefeitura da cidade promoverá dois dias de programação cultural. Entre os destaques, o espetáculo “O Boi Voador”, na avenida Rio Branco, na área central da Capital, no domingo (11), e o tradicional corte de bolo na segunda, no Bairro do Recife, também no Centro. Serão 400 quilos distribuídos em 3,5 mil fatias.

A preparação da receita inclui 52 quilos de margarina, 72 quilos de açúcar, 704 ovos, 26 quilos de chocolate, 79 quilos de farinha de trigo e dois quilos de fermento. A programação terá ainda o Recife Antigo de Coração especial de aniversário, atividades culturais, desfile dos campeões do Carnaval e apresentação de orquestras em cruzamentos.

Domingo
No domingo, “O Boi Voador”, peça dirigida por José Pimentel e Ruy Aguiar, rememora a inauguração da então ponte do Recife, atualmente nomeada ponte Maurício de Nassau. No dia da inauguração da obra, em 28 de fevereiro de 1644 – durante o período da invasão holandesa -, o conde Nassau prometeu fazer um boi voar sobre a ponte. O fato inusitado realmente aconteceu: um boi de couro empalhado, suspenso por cordas e movidos por roldanas, ganhou os céus da cidade, despertando risadas nos presentes. O Boulevard Rio Branco será o cenário da encenação, que terá início às 18h.

Ao longo do mesmo dia, das 8h às 17h, o Recife Antigo de Coração Especial de Aniversário traz diversas atividades esportivas e culturais no Bairro do Recife. Nas ruas Bom Jesus e Barbosa Lima, funcionará a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. A programação também terá aluguel de patins e bicicletas, prática de mini futebol, badminton, vôlei, skate e outros esportes, showbol e os polos Cervejeiro e Afro. Shows de nações de maracatu no Marco Zero, desfile de bonecos gigantes com orquestra de frevo e bloco lírico completam o dia.

Segunda-feira
Na segunda-feira, das 6h às 9h, cinco cruzamentos do Recife serão tomados por uma orquestra de frevo e personagens da cultura popular. Os locais que receberão o bom dia especial serão a avenida Rui Barbosa (sinal do Colégio São Luís), avenida Caxangá (sinal do Hospital Getúlio Vargas), avenida Norte (sinal do Cemitério dos Ingleses), avenida Boa Viagem (sinal da Padaria Boa Viagem) e avenida Agamenon Magalhães. A partir das 15h, o Boulevard Rio Branco recebe o desfile os 33 vencedores do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2018.

A festa ganha um palco na esquina da rua Dona Maria César com a Rio Branco a partir das 19h. Comandada pela Família Salustiano, o aniversário do Recife será celebrado com apresentações de coco, ciranda, cavalo marinho, maracatu, frevo e ritmos típicos da capital. O encerramento terá o corte do bolo gigante e queima de fogos no Marco Zero.

Olinda completa 483 anos nesta segunda (12). Foto: Reprodução/Internet

Olinda – 483 Anos

A programação do aniversário de 483 anos de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), terá apresentações culturais, desfile de bonecos gigantes e atividades esportivas ao longo de toda a segunda-feira (12). A festa ganha a orla de Bairro Novo, praça do Carmo e Rio Doce e o tradicional corte do bolo gigante com queima de fogos celebram a data.

O dia começa com repicada de sinos das igrejas do Sítio Histórico, às 6h. Das 8h às 14h, a orla da praia de Bairro Novo recebe jogos de vôlei e futevôlei e aulão de ginástica, em frente ao antigo quartel. Às 15h, um desfile de 35 bonecos gigantes ganha as ruas de Rio Doce. A apresentação começa na avenida Colibri, na quinta etapa do bairro, e segue até o terminal de integração de ônibus.

Na praça do Carmo, no bairro de mesmo nome, a programação começa às 14h com uma oficina de pintura de João Andrade. Entre 14h e 18h o local ganha um espaço de recreação infantil com brinquedos infláveis. Os shows começam às 15h e seguem até a noite. As apresentações têm início com o grupo de samba raiz Crioulas e seguem com Júnior Chumbago e Família, às 16h, Siro Vasco, às 17h, e Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo), às 18h.

O corte de bolo e show pirotécnico serão às 19h. Em seguidas, mais shows com Orquestra Beberibe, às 19h30, e Jefferson Rouche, às 20h30.

 

Portal FolhaPE

Recife e Olinda completam 481 e 483 anos, respectivamente, nesta segunda (12)
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *