Carnaval no polo Marco Zero, Recife. Foto: Reprodução/Internet

Capital do Nordeste, o Recife se destaca no ciclo carnavalesco pela autenticidade e pluralidade de suas manifestações culturais, que passeiam pelo centenário frevo e seus clubes de Frevo e de Bonecos, Blocos Líricos, Tribos de Índio, Caboclinhos, Escolas de Samba, Afoxés, Ursos, Bois de Carnaval e maracatus de Baque Solto e Virado. Uma festa onde o folião é rei e a rua é do povo, uma confraternização na qual as mais diversas sonoridades são vivenciadas em todas as regiões da cidade. Em 2018, a maior festa popular do estado homenageia dois ícones da folia momesca: Jota Michiles e Nena Queiroga.

Em 2018, a Prefeitura do Recife se preparou para, mais uma vez, fazer jus a essa grande festa. Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, 43 polos irão espalhar alegria por toda a cidadePor eles passarão agremiações tradicionais que encantam recifenses e visitantes, além de artistas da terra como Spok, Coral Edgar Moraes, Getúlio Cavalcanti e Flaira Ferro.

Mas a festa tem pressa para começar e as prévias tomam conta do Recife já a partir de hoje (9). Entre os dias 9 de janeiro e 8 de fevereiro, a cidade recebe mais de 2.000 apresentações, com 99% de atrações da cultura pernambucana. Serão investidos R$ 26 milhões no Ciclo Carnavalesco, sendo R$ 7 milhões oriundos de captação de recursos da iniciativa privada.

Ainda participam da nossa folia nomes nacionais. No Marco Zero, irão se apresentar Lenine, Fafá de Belém, Paralamas do Sucesso e Gaby Amarantos no sábado (10). No domingo (11), o samba desembarca na terra do frevo e traz ao palco nomes como Monobloco e Fundo de Quintal. Na segunda (11), o pop e o rock prometem incendiar o bairro do Recife com a presença de Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis. O tradicional encerramento, na terça de Carnaval (13), será comandado pelo orquestrão, que fará a despedida com o melhor do frevo, entoado por Maestro Forró, Almir Rouche, Elba Ramalho e Alceu Valença.

As grandes atrações nacionais também animarão a festa dos polos descentralizados. No dia 11, a partir das 20h, Fafá de Belém levará sua alegria para o Cordeiro. No mesmo dia, Nando Reis se apresenta na Lagoa do Araçá, às 22h20, e Luiza Possi sobe ao palco de Brasília Teimosa, às 20h. O pop do Jota Quest vai embalar o público de Campo Grande, no dia 12, também às 20h. No mesmo dia 12, Antônio Nóbrega se apresenta na Lagoa do Araçá, a partir das 20h, e Gaby Amarantos chega ao Ibura, às 22h40. O Nação Zumbi tem shows marcados nos dias 11 e 12, nos polos de Brasília Teimosa e Várzea, às 22h20 em ambos.

Desde o ano passado, a Prefeitura do Recife vem apostando em outros tipos de linguagens visuais para fazer parte da decoração do Carnaval. Com isso, a cidade se veste de maneira diferente e autêntica, compondo o brilho do ‘verdadeiro Carnaval de rua do Brasil’, através do cartum, com assinatura de humoristas gráficos locais. A curadoria é feita pelo Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHGPE) e a missão de vestir o Recife ficou a cargo de nove cartunistas locais: Samuca, João Lin, Greg, Ronaldo, Lailson, Ana Blue, Clériston, Mascaro e Flavão. A nobre missão dessa turma é transformar os elementos característicos da folia da capital pernambucana na identidade visual do Carnaval do Recife. Para dialogar com a decoração, o Bairro do Recife irá sediar a ação ‘De Cara na Folia’, que consiste em estações de caricaturas ao vivo para foliões e turistas.

E para quem não aguenta esperar até soarem os primeiros clarins de Momo, a Prefeitura anuncia que o Carnaval começa hoje. A partir desta terça (9), a cidade irá desfrutar de uma programação quase diária de prévias carnavalescas, entre acertos de marcha, Terça Negra Especial de Carnaval, ensaios de maracatu e encontro de ternos de Caboclinho e Tribos de Índios. No total, serão 39 encontros que prometem fazer a alegria de foliões e turistas nas comunidades, no Pátio de São Pedro, Rua da Moeda, Marco Zero, Praça do Arsenal e Cais da Alfândega (vide programação).

Outros nomes do cenário local também já estão confirmados na festa, como Antônio Nóbrega, Antúlio Madureira, Banda de Pau e Corda, Cascabulho, Café Preto, Cibele do Cavaco, Família Salustiano, Getúlio Cavalcanti, Maestros Duda, Edson Rodrigues, Formiga, e Forró, Mundo Livre, Nação Zumbi, Orquestra Contemporânea de Olinda e César Michiles, entre outros.

Frevo será a grande estrela da abertura

A noite da sexta-feira (9) será dividida em três grandes atos e aberta pelo espetáculo O Frevo para o Mundo, que será seguido por apresentações dos homenageados do Carnaval: Nena Queiroga e Jota Michiles. Assinado pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com o Quinteto Violado, O Frevo para o Mundo conta a história do ritmo que é patrimônio imaterial da humanidade. Conduzido pelo Quinteto e pela Orquestra do maestro Duda, o espetáculo vai levar ao palco grandes nomes da nossa folia, como Antônio Nóbrega, Spok e Banda de Pau e Corda, entre outros.

Após o Frevo para o Mundo, a noite será comandada pelos homenageados do Carnaval 2018, Nena Queiroga e Jota Michiles. Cada um deles apresentará um show biográfico, com convidados e trilhas que marcaram suas carreiras e muitas gerações de foliões. Entre as participações especiais já confirmadas nos espetáculos de Nena e Jota estão Lenine, Lula Queiroga, Luiza Possi e Geraldo Azevedo, entre outros.

 

PROGRAMAÇÃO DO MARCO ZERO

Sexta-feira (9)

Frevo Mundo

Nena Queiroga

Jota Michiles

Spok Frevo Orquestra

André Rio

 

Sábado (10)

Marron Brasileiro

Fafá de Belém

Lenine

Paralamas

Gaby Amarantos

 

Domingo (11)

Gerlane Lops

Jorge Ribas + Nego Thor + Belo Xis + Gracinha do Samba + Adriana B

Fundo de Quintal

Casuarina

Monobloco

 

Segunda-feira (12)

Silvério Pessoa convida Tibério Azul+Romero Ferro+Almério+Flaira Ferro+Ylana

Devotos

Natiruts

Skank

Nando Reis

 

Terça-feira (13)

Maestro Forró

Almir Rouche

Elba Ramalho

Alceu Valença

Orquestrão

 

Encerramento

A apoteose da folia acontecerá na madrugada da quarta-feira de Cinzas, quando um verdadeiro time de estrelas do frevo se reúne para saudar os foliões. No palco, Maestro Forró, Almir Rouche, Elba Ramalho e Alceu Valença vão comandar a despedida, que será encerrada com o já tradicional orquestrão

 

Polos

Polos centralizados

Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio do Terço, Praça da Independência, Rua da Moeda, Pátio de São Pedro, Cais da Alfândega, Mercado da Boa Vista, Aurora dos Carnavais

 

Polo concursos de Agremiações

Avenida do Forte e Avenida Dantas Barreto

 

Polos dos bairros

Brasília Teimosa, Linha do Tiro, Alto José do Pinho, Ibura de Baixo, Várzea, Cordeiro (Rua da Lama), Lagoa do Araçá, Campo Grande, Coelhos, Jordão Alto, UR-05 (Ibura), IPSEP, Roda de Fogo, Iputinga, Joana Bezerra/ Coque, Mustardinha, Barro, Santo Amaro/ Frei Casimiro, Areias, UR-2 (Ibura), Jardim São Paulo, Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Nova Descoberta (Pátio da Feira).

 

Polos Infantis

De olho nos foliões mirins, a Prefeitura terá cinco polos destinados aos pequenos: além do Paço Alfândega, os Parques Dona Lindu, Santana, Jaqueira e Macaxeira irão atender a população com uma programação diversificada e diuturna: no Paço Alfândega, a programação acontece nos dias 11, 12 e 13 (domingo, segunda e terça de Carnaval), de 15h às 20. Nos Parques municipais, a programação começa às 15h e se encerra por volta de 20h na segunda e terça-feira de Carnaval (dias 12 e 13 de fevereiro).

 

Corredores Comunitários

Morro da Conceição, Três Carneiros, Buriti

Prefeitura do Recife divulga programação do Carnaval 2018
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *