A equipe da Vigilância em Saúde de Fernando de Noronha realizou, na terça (13), os primeiros testes RT-PCR nos turistas que deixaram o arquipélago após a abertura total do turismo, que aconteceu no último dia 10. A testagem faz parte do novo protocolo de combate à Covid-19 para pessoas que entram na Ilha. O protocolo determina que, no retorno ao continente, todos devem ser submetidos a um outro exame, antes do embarque. O teste é custeado pelo Governo de Pernambuco.  No primeiro dia de testagem, foram realizados 21 exames na tenda montada pela administração da Ilha de Fernando de Noronha, na área externa do aeroporto Carlos Wilson. Todos os cuidados foram tomados para evitar aglomeração. A movimentação foi tranquila e o processo realizado de forma rápida. A maioria dos turistas que embarcou de volta para casa nesta terça-feira, já tinha cura clínica comprovada e, portanto, não precisou fazer o exame.

De acordo com Dandara Guedes, coordenadora da vigilância epidemiológica da administração, todos cooperaram com o trabalho dos profissionais neste primeiro dia de saída do arquipélago. “Moradores e turistas, mesmo os que chegaram antes do dia 10, precisam fazer o teste para poder embarcar. Antes de ser feito o exame são checados os dados, como nome completo, telefone, entre outros. Nós entraremos em contato com cada um para repassar o resultado, que pode ser enviado por e-mail, telefone ou WhatsApp”, diz a coordenadora.

A realização desse teste tem o objetivo de rastrear o novo coronavírus na ilha. O turista, antes de embarcar com destino a Noronha, também precisa seguir uma série de protocolos, que incluem a realização do exame RT-PCR, na véspera ou no dia da viagem, e baixar o aplicativo de celular Dycovid – Dynamic Contact Tracing. “Caso o resultado dê positivo, será feito o rastreamento pelas informações do aplicativo, que mostra por onde essa pessoa circulou e com quem teve contato. Então faremos a testagem nas outras pessoas que possivelmente tiveram contato com o turista”, explica Dandara. Além do teste e do aplicativo, o turista tem que assinar um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, concordando com o cumprimento do protocolo e das orientações da Vigilância Sanitária do arquipélago, como manter o distanciamento social, utilizar máscaras de proteção em locais público e o uso de álcool em gel.

O turista Fabiano Pierre, de Belo Horizonte, que não foi infectado pelo novo coronavírus, disse que seguiu todas as orientações para uma boa estadia na ilha neste novo momento. Ele se submeteu ao teste RT-PCR para poder sair do arquipélago e elogiou todo o protocolo de segurança. “Com certeza, fazer o exame é importante para a saúde de todos. Fica mais fácil o controle por ter menos pessoas que foram contaminadas em Noronha. Sem dúvida, o teste é necessário tanto para quem está vindo quanto para resguardar o pessoal da ilha”.

No primeiro final semana de reabertura total, a ilha recebeu 240 turistas vindos de diversas partes do país, em dois voos comerciais no sábado e um no domingo. Além da área externa do aeroporto, os profissionais da vigilância em saúde vão atuar na frente do Posto de Saúde da Família, no horário estendido de 9h às 11h e das 14h às 16h,  para atender os turistas que ficarem de cinco dias em diante na ilha.

Fernando de Noronha registrou até o momento 125 casos de Covid-19, sendo 74 no arquipélago, incluindo os 46 identificados pelo estudo epidemiológico, e 51 casos de pessoas que chegaram infectadas do continente, considerados casos importados. Um turista do Recife, que desembarcou no último sábado (10/10) na ilha, sem exame válido, foi isolado, testado e teve resultado positivo para o novo coronavírus. O turista permanece isolado e ficará em quarentena na pousada, assumindo os custos da extensão da hospedagem, até que um novo exame ateste a cura clínica. O exame apresentado por ele no desembarque tinha data de 11/09. Nenhum óbito aconteceu por conta do coronavírus no arquipélago.

Administração de Noronha realiza testes da Covid-19 na saída dos turistas da ilha
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *